Crea-RN lança aplicativo em Mossoró

Por CREA-RN em 15/03/2019 às 11:26

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia lançou, nesta quinta-feira (25), o Aplicativo Crea-RN, no município de Mossoró. Uma ferramenta que pode ser utilizada pela população e profissionais do Sistema Confea/Crea para denunciar o exercício ilegal da Engenharia, Agronomia e Geociências.

Na presença de profissionais da região, a presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias Paulino, explicou os detalhes de como o profissional e o cidadão podem utilizar a ferramenta que já está disponível de forma gratuita nas plataformas Google Play (Android) e Apple Store (iOS).

O acesso à ferramenta é rápido e fácil. Além das informações básicas, o usuário tem a possibilidade de fazer denúncia anônima, mas se preferir informar os dados poderá acompanhar o processo e receber o retorno através do próprio e-mail. Ao fazer a denúncia, o usuário pode incluir fotos com o próprio celular.

A ferramenta permite a consulta da situação cadastral a profissionais e empresas registradas por nome ou número de registro, consulta a protocolos e autenticidade de documentos como Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e Certidão de Acervo Técnico (CAT). O aplicativo proporciona, ainda, acesso à legislação, endereços das inspetorias do Conselho no interior e notícias do Sistema Confea, Crea e Mútua.

Para a presidente Ana Adalgisa, a principal função da ferramenta é deixar o Crea mais perto dos profissionais e da sociedade. “Essa é mais uma forma de aproximar tanto o profissional, quanto a sociedade do nosso Conselho. Para isso, estamos oferecendo ferramentas atuais, disponíveis nas novas tecnologias, que surgiram para facilitar a vida das pessoas. E o Crea-RN como um conselho moderno e atuante está inserido nesse contexto tecnológico”, destacou a presidente.

Mossoró

A escolha pelo lançamento do aplicativo em Mossoró ocorreu após uma conversa entre a presidente Ana Adalgisa e membros do grupo Papo de Engenheiro, formado por 150 profissionais, que se reúne todos os meses para discutir temas voltados à área. “Ouvimos a sugestão deles e ampliamos para que o aplicativo pudesse atender não só os profissionais como a sociedade”, explicou a presidente Ana Adalgisa.

Na opinião do engenheiro civil Délio Costa, integrante do grupo Papo de Engenheiro, o aplicativo vai ajudar os profissionais no dia a dia. “Estamos em um mundo globalizado e hoje a tendência é ter tudo na tela do celular para facilitar a vida de todos. Pelo que vimos o Crea-RN está de parabéns porque o aplicativo é muito útil”, disse.

Para o engenheiro civil Charles Paiva, também membro do grupo, o aplicativo proporciona uma variedade de informações para os profissionais. “Teremos um leque imenso de ações e serviços promovidos pelo Crea-RN como, por exemplo, ajudar o Conselho a fiscalizar as obras que realmente precisam de um cuidado maior”, disse Charles ao afirmar que o aplicativo do Crea-RN “traz credibilidade e confiança no trabalho do engenheiro”.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Crea-Acre e disponibilizado aos Creas do Norte/Nordestecom o apoio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.

O aplicativo do Crea-RN começa a funcionar um mês após o lançamento do Crea Fácil, atendimento ao público via WhatsApp. A ferramenta de multiplataforma permite à população trocar mensagens gratuitas por celulares conectados a redes de internet. “A ideia é ampliar nosso serviço de atendimento. O WhatsApp é uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros. E, por que não, oferecer essa facilidade para estreitar o relacionamento e facilitar a vida dos usuários?”, destacou a presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias Paulino.