Crea-RN intensifica fiscalização nas festas juninas

Compartilhe

Por CREA-RN em 19/07/2019 às 02:20


Com a proximidade dos festejos juninos, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (CREA-RN) intensifica a campanha “São João Legal” que tem como objetivo garantir que as montagens e instalações das estruturas nos polos juninos sejam acompanhadas por responsáveis técnicos habilitados. A campanha será desenvolvida durante todo o mês de junho. Nesse período, a equipe de fiscalização do Crea vai averiguar as estruturas montadas para festas e arraiás em todas as regiões do estado. 

A expectativa é de que as cidades que são polos de festejos juninos sejam visitadas. “Nossa ideia é que a equipe de fiscalização visite os municípios que têm tradição em festas juninas com o intuito de defender a sociedade, como também, alertar os organizadores desses eventos para a importância de contratar um profissional habilitado para montagens e instalações das estruturas”, destacou a presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias.


O primeiro município a receber a equipe do conselho será Mossoró, devido à proximidade do Pingo da Mei Dia, evento que abre oficialmente os festejos juninos na cidade, neste sábado 8 de junho. Entre os documentos solicitados estão as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART’s) nas áreas de infraestrutura como arquibancadas, camarotes, palcos, iluminação e trios elétricos. Os fiscais vão verificar, também, a presença de responsáveis técnicos nos planos de combate a incêndio, instalação de geradores e banheiros químicos. 

 
Segundo o gerente de Fiscalização do Crea-RN, José Marcelino Júnior, o objetivo não é de atrapalhar os festejos. “Nosso trabalho é verificar se existe um profissional habilitado que responda tecnicamente pelos serviços desenvolvidos nas festas, como montagem de estrutura e instalações elétricas. Uma forma de dar mais tranquilidade aos cidadãos que vão curtir os festejos juninos no Rio Grande do Norte”, explicou.

Dicas para organizadores de festas juninas
* Contratar profissional habilitado;
* Solicitar a devida ART de acordo com a estrutura da festa (palco, camarote, trio elétrico, iluminação, geradores, sonorização)
* Importante: deixar sempre a cópia da ART no local do serviço

Gerência de Comunicação e Eventos do Crea-RN