Crea-RN inicia pesquisa em parceria com o IEL/RN e FIERN, através do Mais RN, para elaborar Agenda do Desenvolvimento

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea-RN) iniciou uma pesquisa, em parceria com o IEL/RN E FIERN, através do Mais RN, para elaborar uma Agenda de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte que será entregue aos candidatos ao governo do estado que estarão na disputa das eleições de 2022.  “Queremos não somente oferecer propostas, mas uma agenda discutida com os nossos profissionais da engenharia, da agronomia e das geociências com o olhar no crescimento econômico, social e ambiental do nosso estado”, explica a presidente do Crea-RN, a engª civil Ana Adalgisa Dias Paulino.

A metodologia foi apresentada na abertura do 1º Colégio de Inspetores do Crea-RN, na manhã desta sexta-feira (10), na sede do conselho. Os inspetores já iniciaram as discussões sobre os principais problemas detectados nas regiões do estado nos eixos que englobam obras, legislação, meio ambiente, mercado e serviços, capital humano, financiamento e políticas públicas. Acompanhando os trabalhos estão o vice-presidente Roberto Wagner, o diretor administrativo do Crea-RN, Giovanni Marques, o superintendente Carlos Noronha, o assessor Parlamentar e Institucional Pablo Ruyz Aranha, a assessora da superintendência Élida Fernandes, a coordenadora das inspetorias Cristiane Cirilo, o gerente de Atendimento e Registro Dickson Cirilo e o assessor técnico kalazans Louzá.

O superintendente Regional do IEL/RN, Juan Saavedra, que participou da abertura do evento, elogiou a iniciativa do conselho, ressaltando a busca do desenvolvimento, em parceira com o IEL, contando com o olhar dos profissionais do Sistema. “Os profissionais são o coração dessa pesquisa. Essa é uma importante contribuição, porque eles estão no dia a dia, entendendo de fato as necessidades de cada região”, disse o superintendente.

O presidente Ana Adalgisa explica que o objetivo também é o de monitorar continuamente, conferindo se estamos avançando nas áreas trabalhadas na pesquisa e que são fundamentais para o crescimento do estado como um todo. Essa ação é fruto do Acordo de Cooperação Técnica do Crea com o Sistema FIERN assinado em abril deste ano, entre os órgãos. “Agradeço o apoio irrestrito do presidente da Federação, Amaro Sales, que comunga com a mesma visão institucional do nosso conselho em ter um olhar para o futuro do Rio Grande do Norte, tendo o Mais RN como instrumento estratégico de apoio a essa pesquisa”, disse a presidente Adalgisa Dias.

O trabalho de coleta de dados está sendo coordenado pelo gerente técnico do Mais RN, Pedro Albuquerque, Gestor de Políticas Públicas, Mestre em Desenvolvimento Regional. “A pesquisa será qualitativa e terá como fundamento a participação de inspetores e profissionais ligados ao CREA, mapeando, através de entrevistas semiestruturadas, a percepção dos desafios, das soluções e das oportunidades nas mais diversas regiões”, explica o coordenador. A equipe de pesquisa é composta também pelo economista João Lucas; a administradora Fernanda Lemos e a gestora pública Suellen Torres.

A previsão é que a Agenda de Desenvolvimento do RN esteja concluída em agosto, dois meses antes da eleição de 2022.

GCE – Gerência de Comunicação e Eventos do Crea-RN