Crea-RN fiscaliza estruturas do Carnaval no RN

Compartilhe

Por CREA-RN em 15/03/2019 às 03:04

Com a proximidade da maior festa popular do país, o Crea-RN inicia pelo segundo ano consecutivo a campanha Carnaval Legal que tem como objetivo garantir que as montagens e instalações das estruturas nos polos carnavalescos sejam acompanhadas por responsáveis técnicos habilitados. A campanha será desenvolvida de 28 de fevereiro a 1º de março, nos maiores polos carnavalescos de todo o Estado.

Ano passado a equipe de fiscalização esteve em 38 municípios e 69 polos, mas a ideia é dobrar esses quantitativos em 2019. A presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, comentou que a expectativa é aumentar as visitas. “Nossa ideia é que a equipe de fiscalização do Crea-RN vá nos maiores polos carnavalescos do RN, com o intuito de defender os interesses da sociedade e também alertar os organizadores desses eventos para a importância de um profissional habilitado nas montagens e instalações desses eventos”, destacou a presidente.

Os maiores polos carnavalescos do RN serão fiscalizados pela equipe do Crea-RN. Entre os documentos solicitados estão as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART’s) nas áreas de infraestrutura como arquibancadas, camarotes, palcos, iluminação, praticáveis e trios elétricos. A equipe de fiscalização vai verificar, também, a presença de responsáveis técnicos nos planos de combate a incêndio, instalação de geradores e banheiros químicos.

O gerente de Fiscalização do Crea-RN, José Marcelino Júnior, explica que o objetivo da fiscalização não é impedir a realização das festas. “O nosso trabalho é verificar a existência de um responsável técnico que responda pelos serviços técnicos desenvolvidos nos polos carnavalescos”, disse.

Dicas para organizadores de festas

* Contratar profissional habilitado;

* Solicitar devida ART de acordo com a estrutura da festa (palco, camarote, trio elétrico, iluminação, geradores, sonorização)

* Importante: deixar sempre a cópia da ART no local do serviço