Crea-RN encerra ciclo de Encontros Microrregionais

Por CREA-RN em 11/09/2019 às 06:47

Os profissionais do Alto Oeste lotaram o auditório da Inspetoria Regional de Pau dos Ferros na solenidade de abertura do 4º Encontro Microrregional. Com objetivo de promover a discussão e apresentação de propostas para aprimorar o Sistema, o evento encerra o ciclo de encontros realizados no interior do estado que antecedem o 10º Congresso Estadual de Profissionais marcado os dias 25 e 26 de julho, em Natal.

Apesar de não terem direito a voto, dezenas de estudantes participaram do evento com o intuito de contribuir com o debate. Esse foi o caso de Thaysa Lima, estudante de engenharia civil da Ufersa, que participou do encontro pela primeira vez. “Fiquei sabendo do evento e achei importante participar porque aqui são repassados conhecimentos de assuntos que não vemos na faculdade”, disse.

A participação dos estudantes, segundo o coordenador do 10º Congresso Estadual de Profissionais, Márcio Sá, é importante para que possam se inteirar sobre o que está acontecendo. “Vocês, enquanto estudantes, podem participar das discussões e contribuir com os profissionais para que alguma proposta seja criada e apresentada”, explicou o coordenador.

Dois eixos temáticos foram abordados nas palestras de abertura do evento: inovações tecnológicas e atuação profissional. A presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, ministrou a palestra “Estratégias da Engenharia, Agronomia e Geociências para o desenvolvimento do RN”. Durante a explanação ela abordou questões como o potencial mineral da região Seridó, a necessidade de investimento no agronegócio e no setor de energias renováveis. “Temos potencial em muitas áreas, mas precisamos cobrar mais. Sem engenharia, agronomia e geociências nenhuma região ou país se desenvolve”, ressaltou a presidente.

O engenheiro civil Jairo César de Queiroz encerrou o evento com a palestra “Responsabilidade Social da Engenharia” em que falou da importância de profissionais e empresas estabelecerem parcerias com outros órgãos a fim de garantir o cumprimento dessa meta. “A Responsabilidade social inclui a mudança dentro da empresa, por exemplo, como inovação, valorização do funcionário e práticas de conservação do meio ambiente”, explicou.

Propostas
Nesta sexta-feira (12) o dia foi dedicado à elaboração, discussão e votação das propostas. Em seguida, houve a eleição para delegados. As propostas, selecionadas em Pau dos Ferros, serão apresentadas no 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) que será realizado em Natal, nos dias 25 e 26 de julho. Por fim, as propostas definidas durante o 10º CEP serão encaminhadas para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP) que será realizado em Palmas (TO), de 19 a 21 de setembro de 2019, logo após a 76ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea).