Crea-RN e TCE definem novas parcerias

Por CREA-RN em 12/07/2018 às 12:49

O principal órgão de controle de contas do Estado do Rio Grande do Norte, o TCE-RN, vai ampliar as parcerias com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Foi isso que ficou acertado durante a visita de cortesia da presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias Paulino, ao presidente do TCE/RN, Gilberto Jales. O convênio, que permite o acesso de um representante do TCE ao sistema do Crea-RN, para acompanhar a existência de ART’s em obras públicas, será renovado e ampliado. Em contrapartida, o TCE irá colocar à disposição do Conselho o Siai – Sistema de Informações de Auditoria Integrada – com o objetivo de acompanhar os projetos de elaboração e execução de todas as obras públicas executadas pelo governo do estado e municípios.  “A troca de informações será importante para o trabalho das duas instituições. O acesso aos sistemas dará mais agilidade e transparência na análise dos processos”, disse a presidente Ana Adalgisa.

O presidente do TCE/RN, Gilberto Jales, convidou o Crea-RN para participar de dois eventos promovidos pelo órgão com o objetivo de repassar informações técnicas aos gestores e seus representantes. A preocupação com a manutenção de obras públicas foi outro tema da conversa. “Em fevereiro pedimos aos vários órgãos o plano de manutenção de várias obras públicas do RN e não obtivemos resposta. Em maio refizemos o pedido e só o DNIT nos respondeu, apesar dos poucos esclarecimentos”, relatou a presidente Ana Adalgisa. Para o presidente do TCE o assunto preocupa tanto quanto as obras inacabadas. “Uma obra sem manutenção oferece risco e ao mesmo tempo um custo maior para recuperá-la”, disse Gilberto Jales.

O presença de um profissional regulamentado e com remuneração justa nas prefeituras do RN foi defendida pela presidente do Crea-RN. “O que fazer para convencer as prefeituras a ter em seus quadros um profissional bem remunerado?” indagou. O superintende do Crea-RN, Claudionaldo Câmara e o Chefe da Inspetoria do Controle Externo do TCE, José Monteiro Filho participaram do encontro. Ao final eles visitaram o setor de engenharia do TCE que conta hoje com 13 profissionais .