O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) e a Neoenergia Cosern assinaram nesta segunda-feira (9) um novo Termo de Cooperação Operacional. A renovação da parceria, em vigor desde 2018, visa aprimorar a prestação dos serviços pelas instituições junto à população e intensificar as fiscalizações voltadas à segurança da sociedade com relação à rede elétrica. O documento foi assinado pelo presidente do Crea-RN, Roberto Wagner, e pela diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Lopes.
Na oportunidade, o presidente do Conselho, Roberto Wagner, destacou a importância da parceria para fortalecer os profissionais e as empresas das áreas da engenharia, agronomia e geociências, em todo o Estado. “Este Acordo firmado entre as instituições é fundamental para o fortalecimento das boas práticas de engenharia e segurança no nosso Estado. Ele nos permite unir forças em prol da qualificação e do aprimoramento técnico dos profissionais, além de garantir que as obras e projetos sigam os mais elevados padrões de qualidade e segurança, refletindo nosso compromisso contínuo em promover o desenvolvimento sustentável e a excelência em todas as áreas da engenharia”, pontuou.
Pelo Termo de Cooperação Operacional, o Crea-RN possui a responsabilidade de encaminhar profissionais para participação nos treinamentos oferecidos pela Neoenergia Cosern; no caso de identificação, em obras, de riscos de acidentes com a rede elétrica, comunicar imediatamente à distribuidora; fiscalizar as obras e fornecer relatórios de canteiros de obras em que forem constatadas ligações clandestinas de energia.
Já a Neoenergia Cosern oferecerá treinamento e material educativo aos profissionais do CREA-RN no afã de habilitá-los ao aprimoramento das fiscalizações, principalmente aquelas que envolvem riscos de acidentes com a rede elétrica; exigir as documentações necessárias, como Certidão de Registro de Quitação e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) às empresas contratadas nas áreas de engenharia, agronomia e geociências; exigir a ART para todos os pedidos de ligações para canteiros de obras.
“A assinatura deste documento fortalece ainda mais a parceria que há anos existe entre a Neoenergia Cosern e o CREA-RN. Estamos juntos ao longo de todo o ano, trabalhando para reforçar as fiscalizações em eventos e canteiros de obras, por exemplo, com o objetivo de fiscalizar e disseminar as boas práticas de segurança que são tão importantes para as duas instituições”, destaca Fabiana Carvalho, diretora-presidente da Neoenergia Cosern.
Ao longo do ano, em eventos como o Carnaval, São João, Carnatal e Réveillon, equipes técnicas do Crea-RN e da Neoenergia Cosern atuam juntas em fiscalizações que visam mitigar riscos de ligações clandestinas de energia e ausência de documentos exigidos pelo Conselho, respectivamente.