Crea-RN e ABES-RN promovem I Seminário Estadual de Saneamento Ambiental do RN

Compartilhe

Nesta quinta-feira (23), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) realizaram o I Seminário de Estadual de Saneamento Ambiental do Rio Grande do Norte – SANEARN. O evento aconteceu no auditório da Funasa, em Natal, e contou com o apoio do IFRN, SEMARH, CAERN FUNASA e MÚTUA-RN.

O evento teve como objetivo divulgar e comemorar os 100 anos da publicação do minucioso relatório do Engenheiro Civil, Henrique de Novaes, que foi publicado em 18 de maio de 1924 no Jornal “A República”, além de debater os desafios para a Universalização do abastecimento de água na cidade do Natal.

Estiveram presentes no seminário, o presidente do Crea-RN, Roberto Wagner, a Presidente da Seção Rio Grande do Norte da Abes, Geny Formiga, o representante da ABES Nacional, Josivan Cardoso, o Secretário estadual adjunto de meio ambiente, Francisco Auricélio Oliveira e o representante da Prefeitura do Natal, Walter Pedro. Além disso, estiveram presentes o presidente do Crea-PB, Renan Azevedo, o presidente do Crea-RJ, Miguel Alvarenga Fernández, o presidente da Mútua-RN, Márcio Sá, além de demais autoridades.

Em sua fala, o presidente do Crea-RN, Roberto Wagner, falou sobre a importância deste evento e reforçou o apoio do Conselho neste tema. “O Crea-RN apoia hoje, com muita convicção, esse tipo de iniciativa e apoiará sempre. Apenas 35,4% dos domicílios particulares permanentes ocupados no Rio Grande do Norte estão ligados à rede de esgotamento sanitário. Por isso, entendemos que essa luta é de todos os potiguares. No momento em que a ABES nos apresentou o projeto deste seminário, vimos a importância e grandiosidade dele, uma vez que passados 100 anos, ainda temos muito a evoluir”, disse Roberto.

A presidente da Abes RN, Geny Formiga, agradeceu a presença de todos e falou da importância da publicação de Henrique de Novaes. “Gostaríamos de agradecer a todas as instituições que apoiaram a realização do seminário. Esse relatório é um marco para as soluções que até hoje utilizamos no esgotamento sanitário e saneamento de Natal e é importante que seja divulgado. O intuito da AbesRN e do Crea-RN é apresentar os dados de como estão as obras e o sistema de esgotamento sanitário de Natal hoje em dia, além de dar conhecimento de como está acontecendo a implantação do sistema depois do marco regulatório do saneamento”, explicou.