Crea-RN confirma participação na Semana Nacional de Conciliação da Justiça Federal do RN

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN confirmou presença na Semana Nacional de Conciliação, promovida pela Justiça Federal no Rio Grande do Norte, entre os dias 08 e 12 de novembro. “Estamos imbuídos do espírito da consensualidade para celebração de acordos e resolução de conflitos da melhor forma possível”, disse Rakel Xavier – Subprocuradora Jurídica do CREA/RN.

A novidade dessa edição é que as audiências de conciliação acontecerão através da plataforma digital MOL – Mediações Online, parceira do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). É a inovação tecnológica se colocando como importante aliada para a solução consensual de conflitos, ao possibilitar a realização de mutirões de audiências virtuais num momento em que persistem as medidas de biossegurança para enfrentamento da propagação da COVID-19.

O mutirão virtual de audiências no Judiciário Federal potiguar contará com processos envolvendo a CAIXA, especialmente ações de expurgos inflacionários sobre saldos de cadernetas de poupança, além de cobranças pré-processuais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RN), do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 17a Região, do Conselho Regional de Representantes Comerciais, do Conselho Regional de Contabilidade e do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

É muito importante que àqueles que têm pendências jurídicas com o CREA fiquem atentos aos seus e-mails para confirmação do recebimento daquele enviado pela MOL, em nome do TRF5, acessando os dados relativos à data, hora e link de participação na audiência de conciliação.
“Nunca é demais lembrar que o chamado para conciliar é, em última instância, um convite para que os protagonistas do conflito sejam igualmente protagonistas da sua solução, resolvendo seus problemas com atendimento das suas necessidades, que conhece melhor do qualquer outro”, disse a coordenadora do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, Juíza Federal Gisele Leite.

CONHEÇA A MOL
A interface do sistema, que se coloca muito intuitiva, e a automatização das cartas-convites, enviadas a todos os participantes por e-mail e SMS, contendo o link de acesso à sessão virtual, são algumas das vantagens apontadas por quem já faz uso da MOL.
Essa ferramenta também inova ao permitir a assinatura do termo de acordo por todos os participantes da audiência virtual, de forma rápida e prática, mediante envio de um link para os seus celulares, haja visto dispor de um sistema eletrônico de certificação de assinaturas.
Outro ponto positivo é a imediata apuração de dados estatísticos pela plataforma, dispensando a contagem manual, o que é de grande relevância na Semana Nacional de Conciliação, em que o envio destes dados ao CNJ é diário.