Crea-RN comemora 50 anos de história no RN

Por CREA-RN em 11/09/2019 às 06:47

Nesta quarta-feira (10) o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) comemora 50 anos. Para celebrar a data será realizada uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa, às 9h, uma propositura do deputado estadual Kelps Lima. Na ocasião serão homenageados servidores e profissionais que contribuíram para a história e desenvolvimento da engenharia, agronomia e geociências no Rio Grande do Norte.

Instituído pela Resolução nº 179, em 10 de julho de 1969, o Conselho é responsável pela fiscalização do exercício profissional e, sobretudo, atua em defesa da sociedade, seja na realização de vistorias e/ou visitas técnicas em obras e serviços de engenharia, agronomia e geociências. Para a presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, essa homenagem vem atestar a importância do Conselho perante a sociedade norte-rio-grandense. “É uma alegria imensa estar à frente do Crea no seu cinquentenário. Uma entidade que tem como missão valorizar o profissional e defender a sociedade”, destacou.

Atualmente o Conselho é composto por oito unidades, sendo duas em Natal (Sede e Atendimento ao Público) e seis inspetorias regionais nos municípios de Assú, Caicó, Currais Novos, Macau, Mossoró e Pau dos Ferros.

Crea-RN na História

Antes da efetiva instalação do Crea-RN, os profissionais do RN eram registrados na Delegacia do Crea da 2ª Região, localizada no bairro da Ribeira, em Natal (RN), vinculada ao Crea Pernambuco (2ª Região). Com a implantação do Crea Paraíba (16ª Região), em 1967, foi instalada a Inspetoria do Rio Grande do Norte, localizada na Cidade Alta, em Natal (RN), vinculada ao Conselho Paraibano. Apesar de o Crea-RN ter sido criado em 10 de julho de 1969, somente foi instalado efetivamente no dia 25 de outubro do mesmo ano.

Com o intuito de chegar ainda mais perto da população, o Crea-RN iniciou o processo de interiorização de suas unidades nove anos após instalação da sede em Natal. A Inspetoria Regional de Mossoró foi a primeira instituída pelo Ato Normativo nº 02/78 e homologada na Sessão Plenária nº 166 (12/05/78). Em seguida foi a vez de interiorizar os serviços do Conselho na Região Seridó, então foi criada a Inspetoria Regional de Caicó pelo Ato Normativo nº 09/86 e homologada na Sessão Plenária nº 280 (11/08/1986).