Na última quarta-feira (28), representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) se reuniram com membros do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN) para debater o início da agenda operacional do Programa Açudes + Seguros e definir as primeiras atividades a serem realizadas.
O assessor técnico do Crea-RN, Kalazans Louzá, iniciou a reunião destacando a importância da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições, que tem como objetivo compartilhar informações e conhecimentos entre o Crea-RN e o IGARN e promover a colaboração entre as instituições para aprimorar a fiscalização das obras hidráulicas sob a responsabilidade do IGARN no Estado, com o intuito de melhorar a qualidade e a segurança desses empreendimentos, bem como proteger os recursos hídricos da região.
Louzá falou ainda da importância de estabelecer uma agenda. “Precisamos definir uma agenda operacional e algumas ações para implementar efetivamente este acordo de cooperação técnica”, afirmou Bezerra.
O programa “Açudes + Seguros” é destinado a aprimorar a fiscalização e a segurança de açudes e barragens em todo o estado do Rio Grande do Norte (RN), visa estabelecer uma ampla parceria envolvendo órgãos do Governo do RN, prefeituras municipais, comitês de bacias hidrográficas, universidades, Instituto Federal e a sociedade civil. O objetivo é fortalecer a colaboração entre essas entidades para garantir a segurança e a eficiência das estruturas hidráulicas no estado.
Atualmente, o IGARN tem 778 açudes e barragens cadastrados no Sistema Nacional de Segurança de Barragem. No entanto, um estudo realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) identificou mais de 25 mil espelhos d’água em todo o estado.