Crea-RN assina Protocolo de Intenções com a Ordem dos Engenheiros Técnicos de Portugal

Por CREA-RN em 30/01/2019 às 09:25

O Crea-RN assinou, nesta quarta-feira (17), um protocolo de cooperação com a Ordem dos Engenheiros Técnicos de Portugal (OET). O termo tem como objetivo implantar uma metodologia integrada para que possam ser realizadas iniciativas conjuntas como conferências, seminários e colóquios com o intuito de promover a engenharia.

Segundo o presidente da OET, engenheiro técnico Augusto Ferreira Guedes, o Crea-RN é o primeiro Conselho do país a assinar o Protocolo de Intenções com a Ordem. “Estamos conversando com representantes de outros Crea’s, mas até o momento o estado do RN saiu na frente”, disse. Outros países de língua portuguesa também participam da cooperação como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, além de São Tomé e Príncipe.

Uma das mudanças com a assinatura do termo é a possibilidade que os profissionais registrados no Crea-RN terão de ir a Portugal promover eventos. “Esse termo vai permitir que nossos profissionais possam ir a Portugal ministrar palestras, promover rodadas de negociação, entre outros eventos. Essa é mais uma ação do Crea-RN levando em consideração sempre o desenvolvimento econômico e a geração de emprego para nossos profissionais”, ressaltou a presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias.

Outra finalidade do Protocolo de Intenções é apoiar os membros do Crea-RN na obtenção dos documentos necessários à inscrição na OET, além de proporcionar isenção total de taxas a todos os membros do Crea-RN que pretendam exercer engenharia em Portugal, desde que estejam com a situação regularizada perante o Crea-RN. “O termo cria mecanismos para que seus membros, quando se desloquem a serviço, possam ter um apoio direto, pois muitas vezes os profissionais ficam restritos às questões burocráticas”, explicou o presidente da OET, Augusto Guedes.