CREA-RN apresenta projeto executivo de engorda da praia de Ponta Negra

Compartilhe

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) realizou na manhã desta sexta-feira (16), uma mesa-redonda para apresentar o projeto executivo da obra de engorda da praia de Ponta Negra, exibindo detalhes técnicos do processo de recuperação da faixa de areia da principal praia de Natal, cartão-postal de nosso Estado.

Na ocasião, estiveram presentes no debate o presidente do Crea-RN, o engenheiro eletricista, Roberto Wagner, o professor doutor em engenharia ambiental da UFPR, Eduardo Felga Gobbi, o representante da DTA Engenharia, Pedro Tognozzi, o secretário da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Carlson Gomes, a conselheira federal do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Ana Adalgisa Dias, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Roberto Serquiz.

O presidente do Crea-RN, Roberto Wagner, que foi mediador da mesa, falou sobre a importância da discussão do tema. “Estamos aqui hoje para promover um espaço onde o debate técnico sobre o projeto de engorda da praia de Ponta Negra possa ser conduzido com a profundidade e a clareza que o assunto exige, no tempo certo para a sua complexidade”, disse Roberto.

A primeira apresentação foi feita pelo professor doutor e engenheiro civil, Eduardo Felga Gobbi, que apresentou estudos técnicos sobre a implementação de obras de engorda, os resultados esperados e os cuidados que precisam ser tomados para que a obra seja um sucesso a longo prazo: “Precisamos criar uma cultura de monitoramento e manutenção dessas obras. Infelizmente, no Brasil, só se preocupa em fazer a manutenção, quando elas já estão muito deterioradas”, alertou.

Já a segunda apresentação foi conduzida pelo engenheiro civil representante da DTA Engenharia, Pedro Tognozzi, que explicou os detalhes técnicos da execução da obra em Ponta Negra e mostrou ainda casos de engordas que foram realizadas pela empresa em outras praias do Brasil. “A partir da publicação da licença e autorização para o início das obras, agora vamos começar a movimentação da tubulação para a praia, fazer a montagem dela, lançá-la para a água, colocar toda a sinalização da praia e da ancoragem dessa tubulação, e aguardar a chegada da draga, que está prevista para o dia 28 de agosto”, explicou Tognozzi.

Após as explanações, o presidente Roberto Wagner, abriu espaço para que dúvidas do público presente no evento fossem sanadas pelos participantes.