CREA-RN APRESENTA COMO FOI A IMPLANTAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL DURANTE A 78ª SOEA

Compartilhe

O controlador do Crea-RN, Claudionaldo Câmara, apresentou o projeto que garantiu ao conselho ser a primeira Agência Registradora de Certificado Digital do Sistema Confea/Crea e Mútua. Claudionaldo Câmara detalhou as fases para a implantação, como foi o processo e as vantagens em oferecer esse serviço aos profissionais da engenharia, agronomia e geociências, nesta quarta-feira (09), no Serra Park, em Gramado (RS).

“O nosso profissional lida diariamente com contratos, com processos que precisam de assinatura e a forma mais rápida e segura é o certificado digital”, disse o controlador que participou de todo processo, desde a idealização até a implantação.
Claudionaldo explicou que o trabalho iniciou em agosto de 2022. “Passamos por várias fases como auditorias até conseguir do Instituto de Tecnologia da Informação, do Governo Federal, autorização par ser uma certificadora”. O processo contou com o tecnologia e a expertise do Serpro. “Foi um processo longo que iniciou logo após a carteira digital é uma continuidade do projeto de inovação do Crea-RN para oferecer benefício aos profissionais”, afirmou.

O controlador ressaltou que a distribuição para os profissionais é a preço de custo, porque não existe interesse comercial. O próximo passo é tentar junto ao Confea a normatização para buscar a regulamentação para que todas as plataformas sejam acessadas via certificado digital.


Ao final, a presidente do Crea-RN subiu ao palco para agradecer o empenho dos servidores que sempre estão inovando e trazendo novidades para os profissionais do Rio Grande do Norte e convidou o então diretor administrativo da época que iniciou o projeto, engº de Segurança do Trabalho, Giovanni Marques, por encampar a dar o estarte ao certificado digital.

Presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa

O representando legal da Autoridade Certificadora Serpro, Osni Adolpho Bunn Junior, elogiou o pioneirismo do conselho e disse que os demais Creas vão conseguir alcançar o feito com mais rapidez, após a experiência do Crea-RN que está sendo compartilhada.

No RN existem 12 empresas certificadoras, o Crea-RN é o primeiro órgão público a conseguir autorização para ser uma Agência Reguladora.


Assista à palestra completa do Crea-RN a partir de 1:35:00.

GCE