Crea-RN apoia Abril Verde

Compartilhe

Por CREA-RN em 16/05/2019 às 10:44

Durante abertura das comemorações do Abril Verde, movimento que visa prevenir os acidentes de trabalho e reduzir os agravos à saúde do trabalhador, a presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, disse que “eventos como esse ajudam a difundir a importância da segurança do trabalho para a saúde do trabalhador”. A presidente lembrou, ainda, que o RN é um dos poucos estados que mantém a Câmara Especializada de Engenharia e Segurança do Trabalho “pura”. O evento foi realizado nesta segunda-feira (1º de abril), no auditório do Crea-RN.

Organizado pela Aest/RN, com apoio do Crea-RN, Anest, Tribunal Regional do Trabalho e Ministério Público do Trabalho, o evento apresentou minicurso sobre “Análise ergonômica do trabalho: em tempos de e-social”, com a conselheira fiscal da Associação Brasileira de Ergonomia (Abergo), Lucy Mara Baú. A procuradora do Trabalho, Ileana Neiva participou do movimento e elogiou a Aest e o Crea pelas ações realizadas.

Os números de acidentes que ocasionaram afastamento do trabalhador caiu de 4.832 (2017) para 3.665 (2018). Porém, o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho, Raimundo Montenegro, acredita que esses dados não retratam a realidade. “Além da subnotificação ser um problema, o número de registro de empregos caiu significativamente”, declarou o coordenador.

O presidente da Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho do RN, Abias Vale de Melo, afirmou que Natal é o único município do RN com lei que institui a Campanha de Prevenção aos Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais, denominada Abril Verde (Lei 6.720/2017). “Estamos em contato com a Assembleia Legislativa para que o movimento seja realizado também no interior”, disse.

Benvenuto Gonçalves Júnior, presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), aproveitou a oportunidade para lembrar que Natal realizou, ano passado, a 20ª edição do Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho, e que este ano o evento será em Manaus (AM). “Aproveitem para se capacitar, pois é um congresso muito importante para nossa área de atuação”, disse. O 21º Conest será realizado em Manaus de 6 a 11 de novembro, em Manaus.