Crea-RN alerta para necessidade de manutenção em elevadores

Crea-RN alerta para necessidade de manutenção em elevadores

Por CREA-RN em 28/05/2020 às 06:16

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN), através das Câmaras Especializadas, analisa o relatório apresentado pela equipe de fiscalização do conselho que averiguou as circunstâncias de um sinistro envolvendo o elevador de passageiros de um prédio de Natal. O caso aconteceu no último domingo (24/05) e terminou com vítima fatal.

Mesmo sem ter ainda as causas que provocaram o fato ocorrido, se faz necessário alertar aos síndicos, empresas de administração e assessoria condominial sobre a necessidade de realizar a manutenção preventiva a todos os equipamentos que compõem a edificação.

Com o crescimento vertical das construções cada dia mais presente nas grandes cidades, a presença dos elevadores de carga e de pessoas se tornou indispensável, seja em condomínios, residências, indústrias ou estabelecimentos comerciais.

O Crea-RN orienta que todo serviço de manutenção predial seja realizado por profissionais habilitados. “Essa manutenção deve ser feita por empresa ou profissional devidamente registrado no Crea-RN”, declarou o coordenador da Câmara Especializada de Mecânica e Metalúrgica do Crea, o engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, José Estanislau Moreira Júnior.

Segundo o coordenador, “não sabemos ainda os motivos que ocasionaram o acidente do último fim de semana, mas queremos alertar sobre esses cuidados por entender serem primordiais para a segurança da população”. A manutenção periódica é a garantia de que a obra ou serviço está sendo executado de acordo com os normativos vigentes e todo condomínio tem que ter o seu plano de manutenção predial.

Estanislau Moreira Júnior, explica alguns critérios que síndico, empresas de administração e assessoria condominial devem seguir a fim de contratar uma empresa especializada na manutenção de elevadores. “O primeiro ponto é saber se essa empresa é legalmente habilitada no Crea-RN, depois se há uma participação efetiva de profissional da engenharia em seu quadro técnico, e se o contrato entre a empresa e o condomínio foi registrado através de ART”, explicou o coordenador Estanislau Moreira.

A fiscalização de elevadores é uma rotina nas ações fiscalizatórias do Crea-RN, sendo realizadas tanto em condomínios quanto em estabelecimentos comerciais, industriais e públicos. Qualquer dúvida é só entrar em contato com o nosso atendimento via WhatsApp (84)99128-3827