Crea-RN abre consulta pública para o Plano de Dados Abertos

Compartilhe

Com o objetivo de aumentar a transparência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) e facilitar o acesso aos dados institucionais, o Regional Potiguar dá início nesta terça-feira (19) a uma consulta pública para verificar, junto à sociedade, a priorização de dados abertos para a população. 

A consulta, que está disponível até o dia 3 de dezembro, está sendo realizada através do formulário eletrônico da Consulta Pública Plano de Dados Abertos (PDA) do Crea-RN 2024 – 2026, que pode ser acessado clicando aqui. 

Durante a elaboração do PDA, a equipe técnica do Crea-RN, seguindo a recomendação do TCU, catalogou inicialmente 14 dimensões (grupos de informação por tema) junto aos setores do Conselho, identificando as bases de dados que serão disponibilizadas publicamente. A partir desse levantamento, foi aberta a consulta pública, para que a comunidade possa opinar sobre a prioridade da divulgação de cada conjunto de dados. 

O resultado obtido irá constar no PDA do Crea-RN, que visa assegurar fácil acesso aos dados institucionais, permitindo que as informações possam ser filtradas e combinadas para gerar comparações e insights sobre as ações do Conselho, eliminando a necessidade de solicitações formais ou qualquer tipo de cadastro para acessar esses dados. 

O plano segue as orientações e diretrizes estabelecidas no Manual de Elaboração do Plano de Dados Abertos, elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).