Coordenadores das Câmaras Especializadas participam de evento nacional para discutir propostas para 2021

Por CREA-RN em 11/02/2021 às 06:31 | Atualizado em 31/03/2021 às 08:07

Todos os coordenadores das Câmaras Especializadas do Crea-RN participam em Brasília de encontros nacionais para definir os titulares e adjuntos, planos de trabalho e propostas para 2021. Em formato adaptado ao cenário de combate à covid-19, os encontros acontecem de forma híbrida, com participação on-line e presencial e adoção de medidas sanitárias.

Na última quarta-feira (10), terminou a reunião das câmaras nacionais de Engenharia Civil, Industrial, Florestal, Segurança do Trabalho e Comissões de Ética que colocaram a pauta do ano em debate.

Nesta sexta (12), conclui o encontro das lideranças da Agrimensura, Agronomia, Geologia e Engenharia de Minas, Engenharia Elétrica e Engenharia Química.

Estão participando dos encontros os coordenadores das Câmara Especializadas de Engenharia Civil, Vera Lúcia de Lima Gomes, de Engenharia Agronômica, Lindalva Dantas Barreto Nobre, de Engenharia Elétrica, Roberto Nóbrega de Melo, Engenharia Mecânica e Metalúrgica, Klaus Charlie Nogueira Serafim de Melo, de Geologia, Minas e Agrimensura, João Batista Monteiro de Sousa, Engenharia e Segurança do Trabalho, Benvenuto Gonçalves Júnior e de Engenharia Química, Thiago Negreiros Moura, além dos representantes do Plenário na Câmara de Engenharia e Segurança do Trabalho e Engenharia Florestal, Abias Vale e Alan Cauê, respectivamente.

Prioridade nacional

As coordenadorias estão tendo a oportunidade de discutir temas de relevância nacional, como procedimentos adotados pelos Creas durante a pandemia de covid-19. Estabelecida pelo plenário do Confea, a meta abrange ainda levantamento de hospitais públicos e privados que demandam serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências. Além de proteger a vida da população, a iniciativa visa cumprir a Decisão PL-0045/2020, que determinou aos Creas fiscalizar 100% dos hospitais do país até 31 de dezembro próximo, com foco nas modalidades profissionais que atuam em obras e serviços desses empreendimentos clínicos.

Para o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica, Klaus Charlie Nogueira Serafim de Melo, vários assuntos que estão sendo discutidos no encontro são relevantes para os profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. “Em relação à nossa Câmara destaco que com foco no bem-estar da população, principalmente neste momento de pandemia, a Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial (CCEEI) propôs a criação de Grupo de Trabalho ligado ao Programa Qualidade do Ar Interior do Sistema Confea/Crea e Mútua”, disse.

O CREA-RN coordenará um dos Grupos de Trabalhos aprovados pelo colegiado para o ano de 2021 para análise da Resolução 1129, de 11 DE DEZEMBRO DE 2020 que define o título profissional e discrimina as atividades e competências profissionais do engenheiro de produção e do engenheiro industrial, em suas diversas modalidades, para efeito de fiscalização do exercício profissional. O Conselheiro Federal pelo RN, Modesto Ferreira dos Santos, participou da reunião e acompanhou de perto todas as discussões.

Já a coordenadora da Câmara de Agronomia, Lindalva Dantas Barreto Nobre, afirma que o encontro está trazendo discussões importantes para os profissionais da agronomia como a intensificação das fiscalizações com foco na aplicação de agrotóxicos, exorbitância de atribuição, processos éticos na agronomia e a aplicação do exame de proficiência para cursos EAD.

A coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Vera Lúcia de Lima Gomes, informou que o plano de trabalho da Câmara Nacional de Civil prevê 18 ações, sendo uma delas o diagnóstico de procedimentos de atribuições da modalidade civil para a uniformização de ações.

Lideranças das Câmaras Especializadas do Sistema Confea/Crea 2021

Estes são os coordenadores que assumem o atual mandato

Comissões de Ética dos Creas (CNCE)
Coordenador: eng. civ. Carmem Eleonora Amorim Soares (Crea-PB)
Coordenador adjunto: eng. civ. Paulo Oliveira (Crea-SC)

Engenharia Florestal (CCEEF)
Coordenador: eng. ftal. Antônio José Figueiredo Moreira (Crea-PA)
Coordenador adjunto: eng. ftal. Alberico Martins Mendonça (Crea-RJ)

Engenharia Civil (CCEEC)
Coordenador: eng. civ. João Luís de Oliveira Collares Machado (Crea-RS)
Coordenador adjunto: eng. civ. Paulo Alexandrino (Crea-PI)

Segurança do Trabalho (CCEEST)
Coordenador: eng. seg. e trab. Andrei Monteiro Medeiros Costa (Crea-PI)
Coordenador adjunto: eng. civ. minas e seg. trab. José Francisco Alves de Miranda Ramalho Filho (Crea-BA)

Engenharia Industrial (CCEEI)
Coordenador: eng. mec. e seg. trab. Lucas Gomes Sevale (Crea-GO)
Coordenador adjunto: eng. mec. Eder Ramos (Crea-BA)

Agronomia ( CCEAGRO)
Rafael Massaro  do Crea-Tocantins

Denise Frandoloso – Coordenadora Adjunta do Crea-R.G do Sul

Geologia e Minas

Gusmão Lima – CREA-GO

Carlos Craveiro- Coordenador Adjunto, Geólogo, CREA- CE

Engenharia Elétrica (CCEEE)

Rogério Moreira Lima do CREA-MA

Peterson Caparrosa do CREA-GOO encontro termina nesta sexta-feira, em Brasília.