Coordenador da Comissão de Ética debate sobre novos normativos em evento nacional

Compartilhe

Coordenador da Comissão de Ética debate sobre novos normativos em evento nacional

Por CREA-RN em 20/11/2020 às 05:22 | Atualizado em 17/12/2020 às 04:41

O coordenador da Comissão de Ética Profissional do Crea-RN, conselheiro Gilbrando Júnior, participou, em São Paulo, da reunião da Coordenadoria Nacional das Comissões de Ética do país. O evento que terminou na última quinta-feira (19/11), teve como objetivo, entre outros pontos, iniciar o debate sobre os novos normativos que substituirão a Resolução nº 1.004/2004 e a Decisão Normativa DN-94/2012, focando sempre na redução de prazos de tramitação e análise dos processos, bem como a aplicação do artigo 75 da Lei nº 5.194/66 e da Resolução nº 1.090/2017 do Confea.

“Conseguimos aprovar proposta que trouxemos de divulgação e explicação do código de ética e normativos dessa pauta via campanhas midiáticas direcionadas as redes do Confea e outras formas de divulgação”, disse o coordenador.  Para Gilbrando Júnior, o objetivo principal é o de atingir sobretudo os jovens profissionais que não tem entendimento sobre as pautas éticas. “Também trouxemos a proposta de discussão de implantação de alternativas tecnológicas na identificação de práticas ilegais como o acobertamento”, disse o conselheiro.  

No encerramento, Gilbrando Júnior disse que houve a aprovação e análise dos números éticos ao longo do Brasil e também foram pautados a necessidade de atualização de algumas resoluções, ressaltando experiências locais dos Creas presentes ao evento.