Confira a programação da 75ª Soea

Por CREA-RN em 23/08/2018 às 09:21

Começa na próxima terça-feira (21) a 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). De 21 a 24 de agosto, em Maceió (AL), cerca de três mil pessoas participarão do evento. Na noite de abertura, as Honrarias do Mérito e a abertura da ExpoSoea marcam o início da Semana Oficial.

Neste ano, nomes de projeção nacional vão participar desse grande debate. O filósofo Clóvis de Barros Filho vai discorrer sobre o tema da 75ª Soea: “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil”, na quarta-feira (22). Já o professor Gil Giardelli, na quinta-feira (23), vai falar sobre “A Quarta Revolução Industrial e a Transformação Digital”. Para o último dia do evento, na sexta-feira (24), está previsto o debate entre os presidenciáveis. Oportunidade para que os anseios das engenharias e geociências sejam compartilhados com os candidatos.

O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, destaca a importância dos debates da Semana para definir os rumos da profissão e do progresso do Brasil. “A engenharia brasileira tem que ser a locomotiva desse desenvolvimento. Ela é destaque internacional e temos que fazer valer essa importância e temos na Soea essa oportunidade”, acredita o presidente do Confea.

As manhãs do evento serão dedicadas às palestras magnas. Já no período da tarde, também acontecem os minicursos, seminários, mesas-redondas, apresentações do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc 2018) e reunião das entidades. Temas como equidade de gênero, submarino nuclear brasileiro, Tecnologia Bim, assistência técnica e crédito rural, acessibilidade, entre outros, vão ser debatidos pelos participantes da Soea.

Ao falar sobre os preparativos da 75ª Soea, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e de Agronomia de Alagoas (Crea-AL), Fernando Dacal, reforçou o empenho para que o evento entre para a história do Sistema. “Queremos que essa Semana fique na memória dos participantes”, disse o anfitrião.

Entre as novidades deste ano, está a Praça da Inovação Tecnológica. O espaço interativo com os participantes da Soea será dedicado à divulgação de protótipos e outras formas de inovação na Engenharia e na Agronomia. A ideia é que, mediante inscrição na hora, em um espaço aberto com cadeiras, telão, computador e multimídia, o interessado possa apresentar suas ideias A apresentação deverá ter no máximo 15 minutos, acrescidos de 10 minutos de debates com a plateia. Amostras e folders do produto ou serviço também poderão ser utilizados para complementar a apresentação.

Nesta edição, a atuação feminina ganha destaque com um dia inteiro (23) de palestras sobre o lugar da mulher nesse mercado de trabalho, até então composto – predominantemente – por homens. Entre as palestras estão: Igualdade Profissional na Engenharia e Agronomia, Empoderamento Feminino e Assédio Profissional, Igualdade Profissional na Engenharia e Agronomia, além da palestra sobre Agricultura 4.0 – A Revolução Digital no Agronegócio.

Confira a íntegra da programação

Confira a localização dos estandes na ExpoSoea

Participe da 75ª Soea: de 21 a 24 de agosto, no Centro de Convenções Ruth Cardoso

*Informações – Confea e Crea Alagoas