Confea prepara lançamento do selo de acessibilidade
Data de publicação:
27/04/2021
17:26
Compartilhe
Por CREA-RN em 31/08/2017 às 04:20
COMUNICADOInformamos que como até a presente data (04/07/22) não houve acordo nas negociações de renovação da parceria entre o Confea, os Creas e a Mútua, a ABNT. Desde o dia 06 de junho de 2022, o referido convênio foi suspenso para todos os colaboradores do sistema, bem como, por qualquer profissional regularmente inscrito nos 900 pontos distribuídos nas sede do Confea, Mútua, Creas e suas inspetorias, além das entidades de classe de engenharia devidamente registradas e homologadas pelo Sistema Confea/Crea, todos os benefícios oferecidos ao sistema de fornecimento de acesso ao canal virtual dedicado (link digital) ao banco de dados ABNT Coleção, contendo todas as normas técnicas vigentes e atualizados do acervo da ABNT e da Associação Mercosul de Normatização – AMN.
Em setembro, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e o Tribunal de Contas da União (TCU) realizam o Seminário Internacional de Acessibilidade e Inclusão: Expressão da Cidadania, em Brasília, na Escola de Governo do TCU (Instituto Serzedello Corrêa – ISC). A agenda é resultado de parceria entre as duas instituições firmada em junho passado, que prevê ainda a criação de um selo de acessibilidade, que será lançado no primeiro dia do seminário, na quarta-feira (20/9), às 11h.
Os preparativos para que o Selo da Engenharia Acessível seja apresentado ao público foram pauta (30/8) no Confea em reunião que contou com a presença dos assessores do Gabinete José Gilberto Campos e Flávio Bolzan; do conselheiro federal Alessandro Machado; do gerente regional do Centro-Oeste do Confea, Jary de Carvalho e Castro; dos representantes do Crea-DF José Sávio Neto e Cássio Lopes; além do secretário de Engenharia do TCU, Sinomar Totoli Júnior.
Certificação O lançamento do selo é um primeiro passo para que obras de engenharia passem a ser chanceladas como acessíveis, considerando que esse conceito envolve também projetos e uso de tecnologias assistivas pela internet e redes de transmissão similares, e ainda desenhos e recomendações de mobilidade.
De acordo com o conselheiro federal Alessandro Machado, a Comissão Temática de Acessibilidade do Confea e dos Creas trabalham para sistematizar procedimentos a fim de preparar as entidades de classe vinculadas ao Sistema como agentes de certificação. O profissional habilitado pela entidade certificadora terá a competência para aplicar o Selo da Engenharia Acessível nas obras adequadas às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ainda segundo Machado, a expectativa é de que até abril de 2018 estejam sistematizado o projeto de certificação e firmados os acordos de cooperação com órgãos de controle, como TCU e Ministério Público, para que a iniciativa passe a valer.
Saiba como será o Seminário Internacional de Acessibilidade e Inclusão: expressão da cidadania: programação e inscrições