Confea destaca números do Abril Verde

Por CREA-RN em 03/05/2018 às 10:10

Com o tema “Por um Brasil sem doenças e acidentes do trabalho”, a campanha Abril Verde, lançada no último dia 05, movimenta os diversos parceiros que de norte a sul do país promovem palestras, cursos, exposições de fotografia, rodas de conversas, distribuição de kits de primeiros socorros, além da tradicional iluminação de prédios públicos, coloridos de verde.

No Sistema Confea/Crea, onde os cerca de 56 mil profissionais especializados em Engenharia e Segurança do Trabalho têm registro profissional, o Abril Verde, instituído pela Decisão Plenária 1947, de 2016, alcança praticamente todos os Conselhos Regionais de Engenharia, Agronomia, Meteorologia, Geologia e Geografia que participam de atividades promovidas pelo Ministério Público de cada estado da federação.

Mobilização necessária

Integrantes do Colégio de Entidades Nacionais do Sistema Confea/Crea, a Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest) e a Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança do Trabalho (Sobes) destacam a importância do engajamento em torno da campanha Abril Verde.

Para o engenheiro agrônomo e de segurança do trabalho Benvenuto Gonçalves Júnior, presidente da Anest, a programação oficial “é de grande importância”. Ele anunciou que as regionais da entidade estão participando dessa campanha e que a Anest promoverá um evento “em memória das vítimas de acidentes” na cidade de Natal-RN.

Benvenuto importncia

Benvenuto: importância

A mobilização citada por Benvenuto é mais do que necessária diante dos números publicados pelo Observatório Digital, do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro: de 2012 a 2017, cerca de 15 mil trabalhadores não voltaram para casa. No mesmo período, foram registrados mais de quatro milhões de acidentes e doenças de trabalho, o que gerou um gasto de R$ 26 bilhões para a Previdência.
 “Existe muita negligência”, diz o presidente da Anest. Para ele, “temos que trazer esses temas para dentro dos locais de trabalho. O Abril Verde é bem-vindo”.