Comissão Eleitoral Federal apresentará proposta de novo formato de eleição para a renovação do Terço

Por CREA-RN em 14/03/2017 às 03:44

O coordenador da Comissão Eleitoral Federal (CEF), engenheiro civil Alessandro Macedo, descreve que foram deliberados quase todos os processos que tramitam na Casa, durante a segunda reunião ordinária, concluída na última quinta (9), no Confea. “Todos respeitaram o contraditório, de forma que não comprometa o investimento na apuração de fatos. Também atendemos a um pleito do Colégio de Presidentes, relativo aos prazos de desincompatibilização e ao período de campanha”.

A CEF também definiu seu calendário de atividades para 2017, ano em que o Conselho passará por Eleições Gerais para a renovação do Terço, eleição para a diretoria da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea e para presidentes do Confea e dos Creas. Formada ainda pelos conselheiros Edson Delgado e Afonso Bernardes, a CEF, segundo ele, está concluindo a elaboração de um manual de procedimentos para as eleições nesses novos moldes, “faltando apenas o plenário validar a melhor alternativa”.

Conforme o coordenador, o objetivo é aumentar a participação dos eleitores, que muitas vezes se veem impedidos de deslocar-se do local de trabalho para votar. “Hoje, essa participação varia entre 2 e 5%, e nossa pretensão é aumentar para de 30 a 50%. Será um ganho imenso. Esse processo não está sendo colocado para todas as eleições, mas para a renovação do Terço”, ressalta Alessandro.

Texto: Equipe de Comunicação do Confea