Com o apoio da Mútua, 79ª Soea terá palestrantes e influenciadores de peso

Compartilhe

As palestras e os debates da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea) são pontos altos do evento do Sistema Confea/Crea e Mútua. Experiências de profissionais, de especialistas e de autoridades de renome compartilhadas com o público, que acompanha atento a toda a diversidade de temas pautados na Soea.

Na edição de 2024, a 79ª Soea, não será diferente. Salvador vai receber palestrantes e influenciadores de peso, que vão contribuir com importantes discussões da engenharia, agronomia e geociências e de outras áreas.

Dez nomes já confirmados na programação da Semana Oficial são patrocinados pela Mútua:

Tiago Mattos abre o evento com a palestra magna “Futurismo e Inovação”, no dia 7 de outubro, às 19h30. Ele é empreendedor, autor e futurista. Esteve no time de cofundação de diversas iniciativas da nova economia: laboratórios de big data, plataformas digitais, escolas de inovação, entre outras. Como professor e palestrante, foi o primeiro brasileiro a integrar o corpo docente da Singularity University (EUA), organização que nasceu da parceria da NASA e o Google. Tiago desenvolveu inúmeras teses e ferramentas como expert em futuros. Seu trabalho permeou os rumos estratégicos de dezenas de organizações no Brasil.

No dia 9 de outubro, na Arena Inovação – Palco Futuro, às 16h30, Andrea Iorio apresenta o tema “Inovação: Mindset Inovador”. Especialista em inovação, transformação digital e liderança, tem uma carreira marcada por sua atuação em grandes empresas de tecnologia e por suas contribuições como palestrante e autor. Iorio ganhou notoriedade no Brasil ao ocupar o cargo de Diretor de Vendas e Marketing do Tinder na América Latina, onde foi responsável pelo crescimento exponencial da plataforma na região. Além disso, atuou como Chief Digital Officer na L’Oréal Brasil, liderando iniciativas de transformação digital e inovação.

Nina Silva, às 14h30, na Arena Inovação – Palco Mulher, falará sobre “Tecnologia para o Impacto Social”. O bate-papo será no dia 10 de outubro. Reconhecida pela ONU e pela instituição internacional MIPA entre os cem afrodescendentes mais influentes do mundo abaixo de 40 anos, ela foi indicada pela Forbes como uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil em 2019. Além disso, é idealizadora e sócia do Movimento Black Money, uma plataforma de afroempreendedorismo que conecta pessoas negras ao marketplace e aos consumidores, abre oportunidades de educação e crédito, e desenvolve ações de inclusão racial para empresas parceiras. 

“Diversidade, Equidade e Inclusão” serão debatidas na Arena Inovação – Palco Mulher, no dia 10 de outubro, às 16h30, com a participação de Carolina Ignarra. Formada em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu e fundadora e CEO da Talento Incluir, uma consultoria especializada em promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Sua trajetória pessoal e profissional é marcada por desafios e superações. Ela é reconhecida por seu trabalho inovador na área de recursos humanos, ajudando empresas a desenvolver políticas inclusivas e a adaptar seus ambientes de trabalho para acolher todos os colaboradores de maneira equitativa

Silvia Coelho, eng. eletric. e fundadora do Elas Programam. Com um conteúdo que gera muita identificação, Silvia compartilha sua jornada profissional como mulher 40+ e mãe que se estabeleceu no mercado de tecnologia, sendo uma referência conhecida e reconhecida. A palestra da profissional na 79ª Soea vai tratar também de pautas desafiadoras e profundas, como transição de carreira, importância de mulheres na tecnologia, protagonismo e empoderamento feminino de uma forma leve, bem-humorada e repleta de recados importantes para o público. Auditório Baía de Todos os Santos, na programação do Programa Mulher, no dia 9 de outubro.

A iniciativa Mulher em Construção nasceu em 2006 da inquietude da eng. civ. Bia Kern, fundadora dessa instituição que capacita mulheres para o trabalho na construção civil, combatendo a situação de vulnerabilidade das mulheres periféricas e a falta de oportunidades. Kern trabalha para que as mulheres tenham autonomia emocional, financeira e econômica, tudo isso utilizando a construção civil como uma ferramenta de transformação social. Em Salvador, Kern vai compartilhar sua experiência no dia 8 de outubro, às 14h, no Auditório Costa do Descobrimento – Painel “Formação Profissional de Mulheres na Construção Civil”.

Lucivanda Magalhães, a Lulu Magalhães, também participa desse painel. Ela é engenheira civil e influenciadora digital, com qualificação em Segurança do Trabalho e Patologia das Construções, com mais de 10 anos de experiência em obras de infraestrutura, recuperação estrutural, construção e reformas, principalmente na indústria. Hoje empreende no ramo da construção civil e tem como foco treinar e absorver mão de obra feminina nos serviços de campo. O Foco da palestra é abordar os desafios de empreender no ramo da construção civil, principalmente sendo mulher, e incentivar a qualificação da mão de obra feminina.

O espaço Ilha Conexões da 79ª Soea, no dia 8 de outubro, às 14h, será palco de um bate-papo sobre “Tecnologias mais recentes em máquinas agrícolas”, com o eng. mec. e influenciador digital Rafael Nascimento. Nascido e criado no meio rural, começou a trabalhar na lavoura aos 12 anos de idade. Entende as dores e a linguagem do produtor rural. Nas redes sociais, onde tem mais de 400 mil seguidores, Rafael Nascimento foca sua comunicação exclusivamente no compartilhamento de informações e conhecimento em agricultura mecanizada. Já viajou para mais de 23 países, conhecendo a agricultura local e buscando entender a dinâmica mundial agrícola.

A blogueira ambiental, Rhariane Ornelas, também é uma das convidadas da 79ª Soea. Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária e especializada em Economia Circular e Desenvolvimento Sustentável, busca, desde a faculdade, alternativas de como levar a sensibilização socioambiental para as pessoas, por meio de conexões com corações verdes e dicas que transformam! Desde 2017 na área ambiental, atualmente é diretora de projetos junto a entidades que são referências quando a questão é meio ambiente e social!

O engenheiro mecânico, professor da Ulbra e perito judicial, Fred Cesarino, terá a missão de descomplicar a Perícia Judicial. Sua palestra vai dar o passo a passo, do zero à nomeação, de uma Perícia Judicial. Será no dia 9 de outubro, às 17h20, na Ilha Conexões.

Convênios com os Creas

Visando incentivar e ampliar a participação dos profissionais na 79ª Soea, a Mútua e 22 Creas firmaram convênios de parceria, garantindo a presença de profissionais de diversos estados no evento.

Pela parceria, a Mútua disponibilizará aos Regionais recursos para o custeio de passagens e diárias de suas delegações (profissionais selecionados pelos Conselhos, entre mutualistas que estejam adimplentes com a Caixa de Assistência) e, em contrapartida, os Creas realizaram ações de divulgação da Mútua.