Ana Adalgisa apresenta pauta importante no Colégio de Presidentes

Ana Adalgisa apresenta pauta importante no Colégio de Presidentes

Por CREA-RN em 28/10/2020 às 06:45 | Atualizado em 24/11/2020 às 11:59

A presidente do Crea-RN, a engenheira civil Ana Adalgisa Dias Paulino, participa da 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua que iniciou na manhã desta quarta-feira (28), em São Paulo.

Em pauta assuntos importantes como elaboração, através do Confea, do Programa de Demissão Voluntária dos Creas – PDV; Resolução para regulamentar o programa de refinanciamento de dívidas Pós-Pandemia e a redução de anuidade para profissionais portadores de deficiências físicas.

“Vou aproveitar o encontro para discutir sobre o entendimento do Confea em relação ao MEI – Micro Empreendedor Individual, pois existem questões na legislação sobre o registro e fiscalização do MEI que precisamos nos aprofundar melhor”, afirmou a presidente Ana Adalgisa.

Anfitrião do evento, o presidente do Crea-SP, eng. telecom. Vinícius Marinelli, conclamou os participantes a realizarem uma autocrítica. “A ótica do profissional em relação ao Sistema não é legal. É uma crítica interna, me coloco na crítica. Temos que transformar o Sistema de uma vez. Se não fizermos isso, alguém vai fazer”, disse, ao mencionar os diálogos que manteve durante período de campanha eleitoral.

Balanço

Representando a Presidência do Confea, o vice-presidente do Federal, eng. civ. Osmar Barros Júnior, aproveitou a palavra, durante a abertura da reunião, para fazer um balanço do período que ficou à frente do Conselho, por conta da desincompatibilização do presidente, eng. civ. Joel Krüger. “Passamos por um processo eleitoral – que já é, via de regra, sensível -, cujas dificuldades foram potencializadas pela pandemia. Se consegui trabalhar com tranquilidade e vencer as dificuldades foi porque eu sabia que tinha o apoio de todos vocês”, disse.

Entre as ações promovidas nos últimos meses, Barros ressaltou, os acordos de cooperação técnica com os Ministérios da Cidadania, da Saúde, da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Desenvolvimento Regional e da Educação. “Esses acordos têm o formato ‘guarda-chuva’ [cada Crea pode aderir e reproduzir os acordos no âmbito estadual]. Esperamos as parcerias dos Regionais”.

Os anseios dos profissionais e a esperança deram o tom da abertura da 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes, que, iniciou nesta quarta-feira (28/10), e prossegue até sexta-feira (30/10).