Agrotóxicos: seminário reúne diversos órgãos no Crea-RN

Por CREA-RN em 19/09/2017 às 09:14

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) sediou, nesta terça-feira (29), o Seminário sobre Fiscalização Integrada em Agrotóxicos. O objetivo do evento é a integração de informações para fiscalizar a venda e uso de agrotóxicos no Rio Grande do Norte, além de garantir que os serviços na área de agronomia sejam executados por profissionais legalmente habilitados.

Participaram do evento os órgãos que integram o Fórum Estadual de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos (FECEAGRO): Procuradoria Regional do Trabalho, Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do RN (Fetarn), Sindicato dos Engenheiros Agrônomos do RN, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RN), Secretaria de Estado da Tributação (SET/RN), Superintendência da Polícia Federal (PRF/RN), Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn) e Secretaria do Estado da Saúde Pública (Sesap).

Durante o evento, os órgãos envolvidos na fiscalização de agrotóxicos apresentaram as ações que executam atualmente e o que pode ser feito para melhorar as ações de fiscalização. “Não se pode separar o meio ambiente de trabalho do meio ambiente geral”, destacou a procuradora do Trabalho, Ileana Neiva.

Ao representar a Secretaria de Estado da Saúde Pública, a farmacêutica sanitarista Sabrina Sisenando chamou atenção que o uso excessivo dos agrotóxicos reflete diretamente na saúde da população. “Atualmente os casos de intoxicação por agrotóxico são subnotificados, pois muitas pessoas não procuram o serviço público de saúde para informar o fato”, disse.

Ao final do evento, os participantes se comprometeram em informar em que cada órgão pode colaborar para que seja criado o termo de cooperação que visa integrar as informações e ações da fiscalização na área de agrotóxicos com consequente reflexo na saúde dos trabalhadores, do meio ambiente e da sociedade.