Agora a carteira do Crea-RN também é digital

Agora a carteira do Crea-RN também é digital

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN inovou e lançou a carteira digital dos profissionais da engenharia, da agronomia e das geociências na manhã desta quinta-feira (17), na sede do Conselho, em Natal. O conselho potiguar foi o primeiro a disponibilizar a carteira digital entre os Creas no país. O evento foi bastante concorrido e contou com a presença do superintendente de Estratégia e Gestão do Confea, Renato Barros, na oportunidade representando o presidente do Confea, Joel Kruger; da diretora Administrativa da Mútua Nacional, Giucélia Figueiredo; dos diretores da Mútua Regional Márcio Sá, Almir Mariano e Alessandro Ricard; do coordenador do Colégio de Entidades de Classe Regional, João Luciano, e de vários representantes de entidades de classe e de instituições de ensino, além dos conselheiros das Câmaras Especializadas do Conselho.

Abertura do evento

“Queremos colocar o conselho como protagonista. Onde tem Crea, tem inovação, tem renovação e transparência”, disse a presidente do Crea-RN, a engª civil Ana Adalgisa Dias Paulino, na abertura do evento. Adalgisa Dias ressaltou que a carteira digital é dos profissionais do Rio Grande do Norte e que essa é uma das ferramentas de inovação programadas para 2022. “Pretendemos implantar o certificado digital e a assinatura eletrônica para facilitar a vida dos nossos profissionais”, acrescentou.

Presidente Ana Adalgisa, a diretora da Mútua Nacional Giucélia Figueiredo e a presidente do Crea-Al, Rosa Tenório
A presidente Ana Adalgisa com os ex-presidentes do Crea-RN Zélia Santos, Lúcio Dantas, Anjelo da Costa Neto, Mário Amorim e a chefe de gabinete Dulcimar Garcia.

O evento de lançamento conseguiu reunir quatro ex-presidentes do Crea-RN que fazem parte da história do conselho: Zélia Santos, Lúcio Dantas, Anjelo da Costa Neto e Mário Amorim. Os presidentes dos Creas do Nordeste, Rosa Tenório (Crea-Al); Ulisses Filho (Crea-PI); Jorge Roberto Silveira (Crea-SE); Orlando Cavalcanti (Crea-PB); Adriano Lucena (Crea-PE); Aline Correia (vice-presidente do Crea-BA) e Jorge Luiz (representando o Crea-CE) também participaram da solenidade de lançamento da carteira digital. Todos estão, em Natal, para participar da 2ª Reunião do Fórum de Presidentes do Nordeste que iniciou logo após a solenidade.

A Pró-Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Maria das Vitórias Vieira, disse que o conselho no Rio Grande do Norte avança e dá um salto na inovação. “Nós tivemos que nos reinventar na pandemia e o Crea deu um salto antes mesmo das instituições de ensino implantarem o diploma digital”, elogiou. A diretora da Mútua Nacional, Giucélia Figueiredo, enalteceu o profissionalismo do Crea-RN de concretizar um projeto pioneiro como esse no Sistema. O superintendente de Estratégia e Gestão do Confea, Renato Barros, parabenizou a presidente Ana Adalgisa pelo pioneirismo.

O gerente de Inovação do Serpro, responsável pelo desenvolvimento da carteira digital, Carlos Henrique Rodrigues Alexandria, fez uma explanação sobre o processo desenvolvido para garantir a segurança e a funcionalidade da nova carteira digital do conselho do Rio Grande do Norte fazendo paralelo com outras ferramentas implementadas pelo Serpro, citando a CNH e o CPF eletrônico.

Durante o evento, os profissionais presentes baixaram a carteira através da Plataforma ProID. Os demais profissionais receberão, a partir da próxima segunda-feira (21), o código para ter acesso a novidade. “Esse é um momento de muita emoção para nossa gestão, porque demos um passo rumo a evolução, mais também a inovação”, disse a presidente Ana.

Destaque para os primeiros profissionais que baixaram a nova carteira digital, pelo aplicativo que foram a geóloga Joyce Lorena de Oliveira, o engenheiro ambiental Renato Henrique Araújo de Oliveira e a presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa.

O controlador Claudionaldo Câmara, responsável pela coordenação do processo de implementação da carteira digital no conselho, informa que a previsão é de que todos os códigos de acesso sejam encaminhados aos profissionais até o dia 25 de março. Qualquer dúvida, basta entrar em contato com nosso atendimento Crea-RN Fácil, via mensagem pelo WhatApp, pelo telefone 84-99128-3827.