Abracopel promove eventos sobre riscos de choque elétrico

Compartilhe

Por CREA-RN em 30/01/2019 às 09:27

O diretor executivo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), Edson Martinho, visitou a presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, nesta terça-feira (6), para apresentar a entidade e analisar a possibilidade de firmar alguns convênios com o Conselho. Edson está no RN para participar de dois eventos, em parceria com o IFRN, sobre eletricidade, nesta quarta e quinta-feira (7 e 8).

Na ocasião, a presidente do Crea-RN convidou o representante da Abracopel para, juntos, organizar um evento educativo e apresentar os perigos da eletricidade a conselheiros e funcionários do Crea-RN. “Temos todo interesse em despertar a atenção dos nossos colaboradores para um problema como esse que ainda leva a óbito muitas pessoas”, ressaltou.

Edson Martinho aceitou o convite e ficou de acertar os detalhes da organização com o conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, Augusto Fialho, e o superintendente de Integração do Sistema do Crea-RN, Carlos Roberto Noronha, ambos engenheiros eletricistas. “Será um prazer poder participar de um evento que só tem um interesse: alertar as pessoas para a importância de atos simples que podem salvar vidas”, disse.

Segundo o anuário divulgado pela Abracopel, em 2017, a maioria dos casos fatais foi registrada dentro de casa entre jovens de 21 a 40 anos. De acordo com o anuário, foram 1387 ocorrências registradas, sendo 702 fatais. A maior parte delas ocorreu devido a choques elétricos. A região Nordeste obteve o maior número de acidentes.

Eventos
A Abracopel, em parceria com o IFRN, promove nesta quarta e quinta-feira (7 e 8) dois eventos que abordam o tema eletricidade, respectivamente. O Roadshow – Qualidade e segurança nas instalações elétricas e sistemas fotovoltaico vai destacar a tríade profissional, produto e normalização. Nesse evento a ideia é discutir a qualidade das instalações elétricas, tanto em ambientes internos como externos.

Já o Seminário de Gerenciamento de Risco Elétrico foi criado para atender uma demanda de profissionais que atuam na área de segurança do trabalho e necessitam de mais informações sobre os riscos com eletricidade e possam tomar atitudes para minimizar acidentes. As inscrições para os eventos podem ser realizadas no site www.abracopel.org