3ª Reunião do CP discute inovações para Creas

Por CREA-RN em 12/07/2018 às 12:49

A 3ª Reunião do Colégio Presidentes, realizada em Goiânia (GO), contou com a participação de todos os presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) que, durante o encontro, discutiram propostas e inovações das unidades estaduais.

A presidente do Crea-RN, Engenheira Civil Ana Adalgisa Dias Paulino, falou de como a renovação do CP pode ajudar nos projetos daqui pra frente: “Para nós, novos presidentes, tem sido um aprendizado muito grande. Temos a missão de gerar uma união maior do Sistema e gerar uma modernização das nossas práticas”. Sobre a sensação ao voltar para casa após o encontro, a presidente finalizou dizendo que chega ao RN com boas perspectivas com o que foi apresentado em Goiânia, como o uso do Livro de Ordem e também a apresentação de aplicativos mais modernos de serviços do Crea, que fizeram parte da pauta.

Os trabalhos foram iniciados pelo coordenador do Colégio de Presidentes, Eng. Agr. Francisco de Almeida, presidente do Crea-GO, que abriu a reunião convocando os colegas para apresentar temas de relevância em seus regionais. O presidente do Crea-PB, Antônio Carlos de Aragão, apresentou a proposta de abrir um diálogo com o Confea para agilizar os prazos de análise dos projetos do Prodesu. Para Antônio Carlos, o programa é essencial para o desenvolvimento de projetos estratégicos dos Creas, principalmente naqueles com menor dotação orçamentária. O coordenador do Colégio de Presidentes se comprometeu a levar o assunto para ser debatido no Confea já na próxima semana.

Na apresentação sobre o Crea Paraná, o presidente, Eng. Civil Ricardo Rocha de Oliveira, apresentou algumas ações realizadas no seu Conselho, como o planejamento estratégico para a gestão 2018-2020 e o funcionamento do Colégio de Inspetores. Essa iniciativa tem o objetivo de integrar os inspetores e também possibilitar que as fiscalizações sejam realizadas de forma estratégica, além de outros ganhos. “O Colégio de Presidentes é um momento importante para a troca de boas pautas entre os Conselhos Regionais do Brasil. É bem interessante que cada Crea possa apresentar as suas inovações, criando um diálogo para que outros estados possam implantar”.

Um dos representantes do Confea neste último dia de reunião, o conselheiro federal Eng. Agr. Daniel Salati, falou sobre o evento após esses três dias de reuniões: “É um momento decisivo para o nosso desenvolvimento, pois é aqui que pensamos na adaptação das normas para os profissionais que estão atuando na prática. O sistema existe para dar condições aos nossos usuários para trabalhem dignamente e para que sociedade tenha sua segurança garantida”.

O coordenador do Colégio e presidente do Crea-GO, Eng. Agr. Francisco de Almeida, que também foi o anfitrião desta edição, destacou que o encontro é decisivo para o andamento da rotina dos profissionais que utilizam o Crea. “A troca de informações entre os Conselhos é condição sine qua non para buscarmos a uniformização dos procedimentos. Essa organização vai facilitar a vida do usuário, inclusive através de um atendimento padronizado em todo o país”, pontuou.

A próxima reunião do Colégio de Presidentes acontece entre os dias 1 e 3 de agosto, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.