10º CEP RN encerra com excelente participação dos profissionais

Compartilhe

Por CREA-RN em 11/09/2019 às 06:48 | Atualizado em 09/04/2021 às 01:21

O 10º Congresso Estadual de Profissionais do Rio Grande do Norte (CEP RN), promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea-RN) e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) terminou na sexta-feira (26) com a aprovação de 55 propostas aprovadas que, após sistematizadas, serão enviadas 28 para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP). O evento acontece a cada três anos e tem como objetivo dar oportunidade aos profissionais de propor sugestões na legislação atual que rege o Sistema. O Congresso este ano abordou o tema “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. No final do 10º CEP foi realizada a eleição para escolha dos 11 delegados que vão representar o estado no Congresso Nacional de Profissionais, em Palmas (TO), de 19 a 21 de setembro. 



O 10º CEP promoveu quatro Encontros Microrregionais nos municípios de Mossoró, Assú, Caicó e Pau dos Ferros. O coordenador do evento, Márcio Sá, agradeceu a participação de todos os profissionais. “Realizamos esses encontros preparatórios e recebemos muitas propostas o que nos mostra o quanto os profissionais estão com vontade de participar mais do Sistema e isso é muito bom”, disse.

Na sexta-feira (26), o 10º CEP RN começou às 9h com a palestra “O processo de fiscalização do Sistema Confea/Crea – Os novos rumos da fiscalização”, ministrada pelo chefe de gabinete do Confea, Luiz Antônio Rossafa. Em seguida, o deputado estadual Allyson Bezerra ministrou uma palestra sobre a Frente Parlamentar da Engenharia. 

A presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, falou da importância do Congresso para o Sistema mostrar sua relevância. “Ao apresentarmos ideias e ações inovadoras mostramos a sociedade que queremos evoluir. O CEP é uma oportunidade de renovação e tenho certeza que o RN vai apresentar a engenharia, agronomia e geociências como protagonistas para desenvolvimento do RN e do país”, destacou a presidente do Conselho. 


O deputado estadual Allyson Bezerra ministrou palestra sobre a Frente Parlamentar da Engenharia, da qual é presidente. Na opinião do parlamentar, “o Crea-RN e os profissionais do Sistema têm que participar das maiores discussões ligadas ao desenvolvimento do estado para beneficiar o cidadão norte-rio-grandense”.

Na abertura do 10º CEP RN, realizada na quinta-feira (25), os profissionais assistiram duas palestras: a primeira com o diretor geral da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua-RN), Mário Amorim, e o ex vice-presidente do BNDES, Darc Costa. 

Durante a solenidade de abertura do 10º Congresso Estadual de Profissionais do Rio Grande do Norte (CEP RN), 34 profissionais das áreas de engenharia, agronomia e geociências, além de servidores do Conselho, foram homenageados em alusão aos 50 anos do Crea-RN. Foi uma noite de emoção e agradecimento pelos serviços prestados nas áreas de engenharia, agronomia e geociências no Rio Grande do Norte. 

Lista dos Homenageados:

Jarbas de Oliveira Cavalcanti, Augusto César Fialho Wanderley, Gustavo Dias da Silva Neto, Laurêncio Menezes de Aquino, Luciano Montenegro da Cunha Pessoa, Cornélio Benévolo Xavier, João Batista Monteiro de Sousa, Valéria Centurion Córdoba Francisco Hilário Rêgo Bezerra, Marciano Furukava, Dayse da Mata Oliveira Souza, Reidson Pereira Gouvinhas, Marcos José Oliveira das Neves, Rafael Huete da Motta,

Álvaro Alberto Souto Filgueira Barreto, Maria Geny Formiga de Farias, José Walter Carvalho, Guilherme Moraes Saldanha, Roberto Carlos Razera Papa, Luiz José Queiroz e Silva, Antonino Bezerra de Freitas, Elizeu Augusto de Brito, Sérgio Bezerra Pinheiro, Damião Rodrigues Pita, Iracema Miranda da Silveira, Sueldo Florencio de Medeiros Costa, Severino Dantas (in memória), Ieris Ramalho Cortês, João Lopes de Oliveira Neto, Dulcimar Garcia de Medeiros, Nivaldo Crisóstomo Câmara, Manoel de Oliveira Cavalcanti Neto, Maria Lúcia de Araújo Barros e Delvaci Valdes de Murilo Nogueira.