maio 09 2021 0Comentários

CURSO DE RECUPERAÇÃO E REFORÇO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO E PROTENDIDO

Curso de Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto Armado e Protendido

Data de realização: 09/04/2021 até 20/12/2021

Diretrizes e métodos mais modernos e tecnológicos do mercado, incluído o uso de compósitos

TIPO DO CURSO: CURSO online ao vivo transmitido pela plataforma GOOGLE MEET.

CARGA HORÁRIA: 9H

DATA: Dias 22, 23 e 24 JUNHO de 2021 das 19 às 22h

INVESTIMENTO: R$ 290,00 à vista ou em até 12x direto no site (consultar taxas). Consultar descontos exclusivospara parceiros EngUP cursos.

DESCONTO CREA-RN:  10% PARA ASSOCIADOS  

OBJETIVO

Apresentar os conhecimentos fundamentais das metodologias executivas de recuperação e reforço de estruturas de concreto armado e protendido, com uso de referencias bibliográficas e cases de obras, utilizando as técnicas tradicionais e as mais modernas tecnologias existentes, incluindo o uso de compósitos, visando o aumento da vida útil e da durabilidade das estruturas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo 1
Metodologias de Inspeção em estruturas de concreto armado e de concreto protendido

Módulo 2
Definição de Prioridades na recuperação e reforço de estruturas de concreto armado e de concreto protendido com apresentação de cases de obras e pesquisas realizadas na área.
Módulo 3
Técnicas de Recuperação de Estruturas de Concreto Armado (lajes, vigas e pilares) com descrição das metodologias executivas:

Técnicas tradicionais como injeções de epóxi, injeções de poliuretano e pinturas anticorrosivas de zinco e epóxi, grauteamento tixotrópico, acabamentos com argamassas, proteções externas com hidrofugantes, poliuréia, argamassa polimérica, cristalizantes.

Técnicas mais avançadas como remoção eletroquímica de cloretos e realcalinização do concreto.

Módulo 4
Técnicas de Recuperação de Estruturas de Concreto Protendido (lajes e vigas) com descrição das metodologias executivas:

Apresentação de técnicas como injeção de poliuretano, limpeza e tratamento anticorrosivo de cordoalhas e barras dywidag, revestimento das cordoalhas, acabamentos com argamassas, proteções externas com hidrofugantes, poliuréia e argamassa polimérica.
Módulo 5
 Técnicas de Reforço de Estruturas de Concreto Armado (lajes, vigas e pilares) para estruturas com perda de seção por corrosão ou com erros de dimensionamento estrutural:

Técnicas tradicionais: Encamisamento com adição de armaduras utilizando grout expansivo, concreto e microconcreto, acabamentos com argamassas, proteções externas com hidrofugantes, poliuréia, argamassa polimérica, cristalizantes.

Técnicas avançadas e mais modernas: reforço estrutural com compósitos em pilares, vigas e lajes através de Manta de fibra de carbono, manta de fibra de vidro, manta de fibra de aramida, barras de fibra de carbono, barras de fibra de vidro, barras de fibra de aramida, laminados de fibra de carbono, laminados protendidos, compósitos híbridos, compósitos autoadesivos e adição de perfis metálicos ou chapas coladas com ou sem epóxi.
Módulo 6
Técnicas de Reforço de Estruturas de Concreto Protendido (lajes e vigas) com perda de seção por corrosão ou por erro de dimensionamento estrutural com Ensaio do RIMT para localização e determinação de corrosão, vazios da pasta de cimento e perda de seção através de Adição de cabos externos (Protensão Externa através de cordoalhas e barras dywidag).


CURRÍCULO DO MINISTRANTE

Fábio Sérgio da Costa Pereira

Engenheiro Civil

  • Especialista em Perícias de Engenharia e em Ciência Forense pela ANP- Associação Nacional de Peritos – Rio de Janeiro – 2012
  • Mestre em Engenharia Mecânica na área de Tecnologia dos Materiais em 2006 – UFRN
  • Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais na área de Compósito em 2009 – UFRN, Phd.
  • Diretor da Engecal-Engenharia e Cálculos Ltda atuando desde 1999 na área de projetos estruturais, consultoria estrutural, recuperação e reforço de estruturas e impermeabilização de estruturas.
  • Coordenador do curso de Engenharia Civil e da Pós Graduação em Patologia, Terapia, Tecnologia e Dimensionamento de Estruturas do UNI-RN

Para mais informações:

wordpress