Crea-RN participa de reunião sobre Acessibilidade

Crea-RN participa de reunião sobre Acessibilidade

Por CREA-RN em 13/09/2019 às 06:50

A presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, e o conselheiro Lucas Costa, participaram da reunião sobre "Acessibilidade no Plano Diretor do Município do Natal", nesta quarta-feira (11), na Câmara de Vereadores. Com o objetivo de discutir os principais pontos sobre a questão da melhoria na acessibilidade da infraestrutura de Natal, com o intuito de facilitar o tráfego dos portadores de necessidades especiais e pessoas com mobilidade reduzida, a reunião contou com a presença de membros de diversas entidades representativas. A propositura foi da vereadora Júlia Arruda.



Durante a reunião, a presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, destacou que a discussão tem que partir do princípio a "cidade que queremos" e defende uma cidade compacta em que as pessoas precisem se deslocar trechos mais curtos para trabalhar, por exemplo.

Ana Adalgisa acrescentou que o Crea-RN instalou uma comissão multidisciplinar com representantes das Câmaras Especializadas do Conselho com o intuito de analisar alternativas de alguns pontos e atuar na revisão do Plano Diretor de Natal. "Como somos um Conselho que envolve diversas áreas, a análise da comissão se estende por várias vertentes", explicou.


O conselheiro Gilbrando Medeiros, membro da Comissão Especial do Crea-RN para o Plano Diretor, acrescentou que o trabalho da equipe do Conselho é analisar e discutir possíveis atualizações na revisão do Plano Diretor. "Nossa intenção é propor algumas alterações porque a última revisão não foi muito aplicável do ponto de vista técnico", explicou.

Revisão

A revisão do Plano Diretor aborda três grandes temas: GT I – Macrozoneamento, que trata do uso e a ocupação do solo; GT II - Áreas Especiais – que trata das áreas de controle de gabarito, de interesse social, de operação urbana consorciada, e de proteção e o GT III – que são os sistemas de planejamento de gestão e fundos de desenvolvimento urbano.

Os próximos eventos agendados pela equipe do Plano Diretor são: dias 13 e 14/09 - Oficinas na Zona Oeste; 17/09 - Oficinas com as Instituições de Ensino e nos dias 20 e 21/09 - Oficinas na Zona Norte. Todos os eventos começam a partir das 8 horas.