10º CEP RN encerra com excelente participação dos profissionais

10º CEP RN encerra com excelente participação dos profissionais

Por CREA-RN em 11/09/2019 às 06:48

O 10º Congresso Estadual de Profissionais do Rio Grande do Norte (CEP RN), promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea-RN) e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) terminou na sexta-feira (26) com a aprovação de 55 propostas aprovadas que, após sistematizadas, serão enviadas 28 para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP). O evento acontece a cada três anos e tem como objetivo dar oportunidade aos profissionais de propor sugestões na legislação atual que rege o Sistema. O Congresso este ano abordou o tema “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. No final do 10º CEP foi realizada a eleição para escolha dos 11 delegados que vão representar o estado no Congresso Nacional de Profissionais, em Palmas (TO), de 19 a 21 de setembro. 



O 10º CEP promoveu quatro Encontros Microrregionais nos municípios de Mossoró, Assú, Caicó e Pau dos Ferros. O coordenador do evento, Márcio Sá, agradeceu a participação de todos os profissionais. "Realizamos esses encontros preparatórios e recebemos muitas propostas o que nos mostra o quanto os profissionais estão com vontade de participar mais do Sistema e isso é muito bom", disse.


Na sexta-feira (26), o 10º CEP RN começou às 9h com a palestra "O processo de fiscalização do Sistema Confea/Crea - Os novos rumos da fiscalização", ministrada pelo chefe de gabinete do Confea, Luiz Antônio Rossafa. Em seguida, o deputado estadual Allyson Bezerra ministrou uma palestra sobre a Frente Parlamentar da Engenharia. 

A presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias, falou da importância do Congresso para o Sistema mostrar sua relevância. "Ao apresentarmos ideias e ações inovadoras mostramos a sociedade que queremos evoluir. O CEP é uma oportunidade de renovação e tenho certeza que o RN vai apresentar a engenharia, agronomia e geociências como protagonistas para desenvolvimento do RN e do país", destacou a presidente do Conselho. 



O deputado estadual Allyson Bezerra ministrou palestra sobre a Frente Parlamentar da Engenharia, da qual é presidente. Na opinião do parlamentar, “o Crea-RN e os profissionais do Sistema têm que participar das maiores discussões ligadas ao desenvolvimento do estado para beneficiar o cidadão norte-rio-grandense”.

Na abertura do 10º CEP RN, realizada na quinta-feira (25), os profissionais assistiram duas palestras: a primeira com o diretor geral da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua-RN), Mário Amorim, e o ex vice-presidente do BNDES, Darc Costa. 

Durante a solenidade de abertura do 10º Congresso Estadual de Profissionais do Rio Grande do Norte (CEP RN), 34 profissionais das áreas de engenharia, agronomia e geociências, além de servidores do Conselho, foram homenageados em alusão aos 50 anos do Crea-RN. Foi uma noite de emoção e agradecimento pelos serviços prestados nas áreas de engenharia, agronomia e geociências no Rio Grande do Norte.