Crea-RN instala grupo de trabalho para avaliar barragens prioritárias

Crea-RN instala grupo de trabalho para avaliar barragens prioritárias

Por CREA-RN em 09/02/2019 às 12:54

A primeira reunião do grupo de trabalho formado por conselheiros do Crea-RN, além de representantes de órgãos públicos e entidades, foi realizada nesta quarta-feira (30), no plenário do Crea-RN. Os membros sugeriram inspeção técnica em cinco barragens prioritárias.

Esses reservatórios, segundo o relatório da Agência Nacional das Águas (ANA), possuem danos considerados preocupantes. O grupo visitará as barragens: Barbosa de Baixo (Caicó), Riacho do Meio (Equador), ambas particulares. As outras são: Passagem das Traíras (Jardim do Seridó), Gargalheiras (Acari) e Calabouço (Passa e Fica). A inspeção está agendada para os dias 7 e 8 de fevereiro.

Ao abrir a reunião, a presidente do Conselho, Ana Adalgisa Dias Paulino, informou que desde o início de 2018 solicitou o Plano de Manutenção de Obras Públicas a órgãos federais, estaduais e municipais, responsáveis por equipamentos de infraestrutura como barragens, pontes, viadutos e passarelas, mas não foi obtido o retorno esperado.

“Não podemos mais esperar que aconteça outra tragédia como as que já ocorreram em Minas Gerais. A ideia é formar uma ampla discussão em torno das barragens, mas que gere resultados, por isso precisamos da experiência de todos”, ressaltou a presidente do Crea-RN.

Ana Adalgisa esclareceu que o trabalho do grupo não será apenas de visita e elaboração de relatório sobre a situação dos reservatórios hídricos. “Nosso trabalho não termina em 15 dias ou um mês, é um trabalho aprofundado e esperamos somar esforços para dar uma resposta à sociedade”, disse a presidente.