10º Congresso Estadual de Profissionais


Atualizado em 14/05/2019 


Textos de apoio

a) Inovações Tecnológicas

A importância de investimentos em inovação tecnológica como fator chave para o desenvolvimento econômico.

Inovações tecnológicas e o processo de desenvolvimento econômico.

 

b) Recursos Naturais

Gestão de Recursos Naturais (Grn) e Conflitos.

Gestão sustentável de recursos naturais: interesses privados e públicos.

 

c) Infraestrutura

CNI 2016 – O financiamento do investimento em infraestrutura no Brasil.

Logística brasileira nas operações de comércio exterior.

Quanto precisamos investir até 2038?

 

d) Atuação Profissional

Análise do perfil dos alunos do primeiro curso de EAD.

O desafio da educação a distância no Brasil.

 

e) Atuação das empresas de Engenharia.

Gerenciamento de obras públicas e as políticas de infraestrutura do Brasil contemporâneo.

Impacto econômico e social da paralisação das obras públicas.


Atualizado em 10/05/2019

O que é o Congresso Nacional de Profissionais?

Organizado pelo Confea a cada três anos, o Congresso Nacional de Profissionais (CNP) é um fórum apoiado pelos Creas e entidades de classe com o propósito de debater e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, por meio de propostas nos normativos que regulamentam o exercício da profissão.

A interação dos profissionais é muito importante, especialmente durante os Encontros Microrregionais que serão realizados na primeira etapa, pois é uma forma de discutir, avaliar e apontar melhorias para as profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.

Encontros Microrregionais

Eventos locais, realizados de 29 de maio a 26 de julho, que antecedem o Congresso Estadual de Profissionais (CEP) e têm como objetivo apresentar, discutir, aprovar e encaminhar à Comissão Organizadora Regional proposições que favoreçam à discussão.

Nos Encontros, as proposições são sistematizadas e encaminhadas à etapa seguinte, conforme o calendário estabelecido:

29 e 30 de maio – Mossoró – Auditório do Centro de Engenharia da Ufersa -  Inscrições >>  http://bit.ly/CEPMossoró  

03 e 04 de junho – Assú – Inspetoria Regional de Assú 

27 e 28 de junho – Caicó – local a definir

11 e 12 de junho – Pau dos Ferros – local a definir

Nestas reuniões também são escolhidos os delegados, profissionais que representarão cada Inspetoria na etapa Regional. Conforme o regulamento, podem se candidatar a delegados os profissionais que apresentarem propostas de melhorias ao Sistema Profissional nos Encontros Microrregionais, que estejam em dia com a anuidade 2018 e que não tenham infrações ao Código de Ética Profissional nos últimos 5 (cinco) anos.

Congresso Estadual de Profissionais (CEP)

O 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) será nos dias 25 e 26 de julho de 2019, no auditório do Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER). Nessa etapa ocorre a apresentação das propostas previamente analisadas nos Encontros Microrregionais. Após essa fase, as propostas aprovadas no CEP serão encaminhadas para a última etapa: o Congresso Nacional de Profissionais (CNP).

Tema Central e Eixos

Este ano o Congresso terá como tema central “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. A discussão deve ser norteada pelos cinco eixos definidos pela Comissão Organizadora Nacional do 10º congresso Nacional de Profissionais.

I. Inovações Tecnológicas - Inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia e da Agronomia;
II. Recursos Naturais - O papel da Engenharia e da Agronomia na utilização e aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade;
III. Infraestrutura - A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia;
IV. Atuação Profissional - Os rumos da formação profissional da Engenharia e Agronomia brasileiras;
V. Atuação das empresas de Engenharia - Governança das empresas de Engenharia e obras públicas.

Congresso Nacional de Profissionais (CNP)

Essa é a última etapa, onde serão reunidas todas as propostas dos Estados e Distrito Federal, submetidas à aprovação pelas delegações dos Conselhos Regionais de todo o país. O 10º CNP será realizado em Palmas (TO), de 19 a 21 de setembro de 2019, organizado pela Comissão Organizadora Nacional (CON) do Confea.

Comissão Organizadora do Congresso Estadual de Profissionais - RN

Titulares

Engenheiro de Produção Márcio José Sá Dantas Luz (coordenador)

Engenheiro Civil João Luciano Dantas de Faria

Engenheiro Civil e Eng. Seg. Trab. Alessandro Ricard Costa de Araújo Câmara

Engenheiro Florestal Alan Cauê de Holanda

Suplentes

Engenheiro Químico Francisco Wendell Bezerra Lopes

Engenheiro Eletricista Francisco Wenzel de Sousa

Engenheiro de Computação e Eng. Seg. Trab. Abias Vale de Melo 

Atualizado em 15/04/2019

Definidas datas dos Encontros Microrregionais do CEP-RN

A Comissão Organizadora Regional do 10º Congresso Estadual de Profissionais do RN (CEP/RN) reuniu os coordenadores das Câmaras Especializadas do Crea-RN para definir as datas e locais dos microrregionais, encontros que antecedem a realização do Congresso Nacional de Profissionais (CNP), realizado a cada três anos pelo Confea, com apoio dos Creas e entidades nacionais.

Este ano o tema central do evento será “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”, dividido em cinco eixos: a) Inovações tecnológicas; b) Recursos Naturais; c) Infraestrutura; d) Atuação profissional; e) Atuação das empresas de engenharia.

A programação dos microrregionais foi definida durante reunião com os coordenadores das Câmaras Especializadas. Cada encontro será realizado em dois dias em quatro municípios onde há Inspetorias Regionais. A agenda do evento ficou definida da seguinte forma: Mossoró (29 e 30 de maio), Assú (03 e 04 de junho), Caicó (27 e 28 de junho), Pau dos Ferros (11 e 12 de julho) e Natal (25 e 26 de julho).

CNP

O Congresso Nacional de Profissionais (CNP) é um fórum organizado pelo Confea que tem como objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Eventos Microrregionais 

São encontros que precedem a realização dos Congressos Estaduais de Profissionais e têm o intuito de apresentar, discutir, aprovar e encaminhar às Comissões Organizadoras Regionais proposições que favoreçam a discussão e que podem ser encaminhadas à etapa seguinte.